sábado, 21 de março de 2009

Reciclando as idéias

Olhe bem para esta bicicleta da foto.

Agora me diga: você acha que ela é nova ou usada?!

Independente da resposta, certamente você não respondeu que ela é reciclada. Ou melhor, é uma RECICLETA.

O procedimento é bem simples: saia por aí, entre nas bicicletarias e pergunte se o bicicleteiro não topa te dar tudo o que ele consideraria lixo ciclístico. Depois, visite alguns ferro-velhos e se surpreenda com a quantidade absurda de peças de bicicleta jogadas fora que você vai achar por lá.

Peças - muitas peças - reunidas, é só começar a juntar uma com a outra e você verá nascer da junção de 5, 6, 7, 10, 15 bicicletas... uma recicleta. Vale a pena comprar uma tinta e pintar o quadro. Pronto, ela está novinha em folha e pronta para circular por aí!

Esse processo simples que eu acabei de relatar é exatamente o que passou pela cabeça de uma galera de Sorocaba e foi colocada em prática. Hoje o Projeto Recicleta está a todo vapor, garantindo bicicletas novinhas para a molecada da cidade, gastando apenas a grana das tintas. É sustentabilidade em dose dupla, já que estamos falando de um meio de transporte que não polui e que saiu do lixo, ou seja, resíduos a menos no meio ambiente e peças que não precisaram ser produzidas novamente.

Mas, a boa idéia não pára por aí. Lembram quando eu falei do programa "Caminho para a escola"? Aquele que as crianças vão para a escola de bike, guiadas por um monitor? Então, estas crianças não precisaram pedir aos seus pais para comprarem bicicletas para elas pedalarem até o colégio. Elas participaram de uma oficina, entraram numa van, recolheram pela cidade tudo o que era sucata ciclística que elas encontraram, montaram suas recicletas e saem esbanjando saúde, bem estar e criatividade pelas ruas e ciclovias sorocabanas.
Se não bastasse isso, elas continuam juntando as sucatas e criando outras recicletas. No meio do ano elas vão entregar 400 recicletas para uma comunidade de quilombolas no Vale do Ribeira. Dá orgulho ver essa garotada engajada, animada e cheia de vontade para criar e incentivar outras pessoas a pedalarem... de recicleta, claro!

No mais, é impressionante ver a prática que eles adquiriram para montar as bikes e lidar com as peças. Não vou me assustar se um deles um dia chegar em casa e falar: "pai, mãe, quando eu crescer quero ser bicicleteiro... de recicletas!"

Tá aí mais um exemplo de que as boas idéias podem estar nas coisas mais simples, é só observarmos com mais sensibilidade. Seria isso uma reciclagem de idéias?!


A molecada faz a festa com as recicletas


Um comentário: