sexta-feira, 6 de março de 2009

O culpado

Nunca pensei que fosse dizer isso, mas, acho que gosto de viver em São Paulo. Nos dias que fiquei em Sorocaba, no Carnaval, começou a me bater uma saudades da agitação, do movimento, do excesso de opções de lugares para ir e de coisas para fazer, da minha casinha num predinho escondido numa rua hiper movimentada, dos cenários, dos cheiros... enfim. Voltei cheia de saudades, querendo pedalar pelas ruas, ver o movimento, ver os contrastes, as culturas... voltei achando a cidade tão linda.

Nos dias que seguiram também tive a oportunidade de curtir passeios gostosos, como o de domingo na exposição de bikes antigas na Luz e a feira da Kantuta. Fui ao Ceagesp sentir o cheiro das flores, comi pastel e até consegui curtir um "happy hour" no varejão de quarta a noite do Ceagesp - que parece uma feira misturada com uma quermesse! Me senti vivendo a cidade de um jeito que eu gosto de viver.

Passei toda a semana nesse "encantamento" com a cidade. Fiquei até pensando na possibilidade de conhecê-la melhor, pegar a bicicleta e chegar a lugares mais distantes que ainda não cheguei, vivê-la mais e, quem sabe, me encantar ainda mais. Zona leste? Sul? Norte???? Tudo, tudo, tudo... acho que todos os cantos da cidade deve haver algo diferente, inusitado e curioso para se descobrir.

E foi com esse encantamento, de menina apaixonada pela cidade, que hoje, após o trabalho, peguei um trem superlotado, desci numa Barra Funda tomada por pessoas que andam umas empurrando as outras e olham para o chão, como se faltasse coragem de olhar para a frente ou, até mesmo, para os olhos do outro, e comprei minha passagem para Sorocaba - que por sinal subiu o preço, se antes já achava R$18 caríssimo, R$20 então... absurdo!

Passagem comprada. Eram 18h55, o ônibus estava marcado para sair às 19h10. Fiquei lá, encostadinha esperando. Ás 19h10 chegava o Cometa, mas não o que eu iria embarcar. Era o carro de quem comprou a passagem das 18h40!!!!! Como assim??!! Você compra uma passagem de ônibus para sair num determinado horário e o ônibus só aparece meia hora depois???

A resposta: "a culpa é do trânsito".

Fiquei mais chocada ainda quando soube que o ônibus que "deu as caras" às 19h10 havia saído de Sorocaba às 16h. Ou seja, ele levou mais de três horas para percorrer 100 km. "A culpa é do trânsito". Outra resposta comum: 'isto é São Paulo"!

Nos minutos que se passaram, minha cabeça ficava pensando "a culpa é do trânsito", "isso é São Paulo", "a culpa é do trânsito", isso é São Paulo"... isso foi me enchendo de indignação, raiva, cansaço, e já me via detestando São Paulo de novo, detestando as pessoas que andam com a cabeça baixa, que se trancam dentro dos carros e ficam paradas por horas e horas no trânsito, sem pensar que elas fazem parte de toda essa loucura... a culpa era delas de eu estar alí em pé, cansada, esperando um ônibus parado no trânsito e que demorava séculos para chegar.

O ônibus partiu às 20h. Quase uma hora atrasado. Eu estressadésima. Sentei na minha poltrona, inclinei o banco e pensei "agora vai". Esqueci do trânsito da volta. Marginal parada, o ônibus mais lento que uma tartaruga... comecei a achar que se eu fosse pedalando até Sorocaba seria mais rápido e sensato (e eu não ficaria estressada e economizaria os absurdos R$20 da passagem).

Enfim, o ônibus chegou em Sorocaba! Quando minha mãe me perguntou porque tinha demorado tanto, óbvio que a resposta foi "a culpa é do trânsito...". Mas, foi aí que caiu a minha ficha! Descobri o motivo que me faz não gostar de São Paulo: o tal de trânsito. Que deixa as pessoas cansadas, estressadas, frias e distantes, uma odiando a outra sem saber que todas fazem parte de tudo aquilo ali. E se cheguei ao ponto de, por alguns instantes, me encantar com a cidade, deve ser pelo fato de eu ter escolhido um outro jeitinho de viver (e me locomover) nela: pedalando. Aí não fico experimentando esse estresse todo que paira em torno dessa imensidão de veículos parados... E quando experimento, ai que raiva que me dá!

Agora, quando alguém me falar que não gosta de São Paulo, que a cidade é estressada, agitada, as pessoas são frias, tristes, etc e tal, eu vou responder: "a culpa é do trânsito".

3 comentários:

  1. Ou podemos responder simplesmente que é pq a pessoa não pedala...

    P.s.: Adorei a foto da Serafina!

    ResponderExcluir
  2. Excelente crônica!

    Tenho a mesma sensação, agora que sou forçado a fazer algo que queria fazer há tempos: não usar o carro. Andar de ônibus e a pé me traz muito mais experiências interessantes que ficar no carro odiando todos os motoristas à minha volta.

    E andar de bicicleta me leva a encontrar pessoas como você :)

    ResponderExcluir
  3. Lindona
    amei seu texto... penso isso tb. O trânsito atrapalha a vida da gente... mas por outro lado pedalamos e conseguimos ver o outro lado da nossa amada cidade!!! Eu amo São Paulo, assim como amo o Rio, Santos, Porto Alegre, Buenos Aires, Santiago e muitas outras que eu ainda irei conhecer de bicicleta para eu poder continuar amando... Evelyn, eu fiquei mal acostumada... quero ir de novo para Sorocaba de bike é claro... amei essa experiência... e ve-la falando sobre descobrir Sampa é mais encantador... essa semana fui trabalhar de bike... casa-campus 40 km ida e volta... foi mágico...
    beijão
    Ju Reis

    ResponderExcluir