quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pedal Verde

Ano passado o governo do Estado de São Paulo divulgou o primeiro ranking ambiental dos municípios paulistas, do projeto Município Verde. Das 320 cidades avaliadas, São Paulo ficou com a centésima colocação. Nas dez diretivas que o município foi analisado, a que prejudicou bastante a colocação foi a diretiva “Arborização Urbana”.

Apesar dos belíssimos parques que a capital, ainda, abriga, estamos longe de chegar na média de 12m2 de área verde por habitante. Quando falo área verde, falo de árvores e plantas, e não de graminha de jardim, como a prefeitura de São Paulo costuma considerar.

Mas, afinal de contas: de quem é a responsabilidade pelo verde da cidade? Eu acredito que esta é função de todos os cidadãos e me alegraria muito poder ver mais vezes a cena que presenciei neste último domingo: uma bicicleta carregando uma muda de árvore de uns dois metros de altura, outra com uma muda um pouco menor, outra carregando terra, adubo e outras com pás, regadores, inchadas... Estou falando do primeiro Pedal Verde.

A idéia é simples: plantar árvores nativas pela cidade. Com a ajuda do viveiro Manequinho Lopes, no Parque do Ibirapuera, um grupo de ciclistas conseguiu mudas, terra, adubo e equipamentos para, todo último domingo do mês, realizar plantios pela cidade, deixá-la mais verde e possibilitar a cena harmônica que eu presenciei: bicicletas, árvores e seres humanos.

Que belíssimo exemplo de que para reduzir o cinza de São Paulo, não basta pedalar, é preciso plantar! Neste domingo, o pessoal do Pedal Verde plantou mais que árvores. Eles plantaram esperanças, plantaram alegrias – principalmente nas crianças e moradores próximos ao local do plantio, que apareceram lá, se envolveram e assumiram o compromisso de cuidar das árvores -, plantaram vida e canção.

Pedalando e Plantando

Pedalando e plantando e seguindo a canção.
Uma cidade mais verde merece atenção.
Nas escolas, nas ruas, praças e construções.
Pedalando e cantando e seguindo a canção.
Vem, vamos embora que esperar não é saber.
Quem sabe planta agora, e cuida para crescer!
Vem, vamos embora que esperar não é saber.
Quem sabe planta agora e cuida para crescer…

Biss.

Musica Pedalando e Plantando, adaptada da musica “Para não dizer que não falei de flores” do Geraldo Vandré, criada por ciclistas que participaram da Inaugração do Pedal Verde no último domingo de março.

Próximo Pedal Verde é dia 26 de abril. Vale a pena acompanhar e participar:
http://pedalverde.wordpress.com/

Fotos: JP Amaral

Um comentário: