terça-feira, 28 de abril de 2009

A cidade onde as crianças gritam "menos carros, mais bicicletas"

Trabalhar o dia todo, participar da Bicicletada, dormir por três horinhas, acordar cedo, pegar a magrela e pedalar 100 km. Pode parecer loucura, mas tudo isso vale totalmente a pena quando no final você vê uma criança de uns dois anos de idade, em cima de uma bicicletinha minúscula, olhar para você e gritar: "menos carros, mais bicicletas"!

Pois é, foi isso que vimos nesse final de semana em Sorocaba durante o passeio ciclístico do Colégio Véritas. Já falei dessa escola em outra ocasião. São eles quem criaram o "Caminho para a Escola", onde a molecada vai pedalando até o colégio acompanhada de um monitor, são eles quem fazem o projeto da Recicleta e são eles que incluiram a bicicleta como tema a ser trabalhado com os alunos em todas as disciplinas da escola. No final, o que se vê é isso: crianças que pedem menos carros e mais bicicletas.

Dessa vez não teve carro no meio do caminho para eu atropelar e sim uma pedalada muito tranquila, acompanhada de paradas longas, que nos pouparam de um sol forte, muitas risadas - daquelas de dar dor no abdômen -, por do sol nos recebendo na cidade, quatro pneus furados e um queixo rasgado! Pois é, não teve jeito, tivemos que parar no hospital para o Gilberto levar pontos no queixo após um tombo bobo numa das paradas na estrada. No final, já estávamos até famosos na Santa Casa de Sorocaba!

Mas, nem esse incidente conseguiu estragar o ânimo e a energia da viagem. Chegamos no colégio Véritas com uma recepção muito humana e carinhosa. A escola preparou um baita lanche para nós e disponibilizou um alojamento 5 estrelas com cama, mesa e banho quente! Tudo para garantir um começo de domingo descansados e dispostos a participar do "Pedala Véritas". Dessa vez, o passeio ciclístico era para comemorar antecipadamente o Dia das Mães. Ao contrário dos anos anteriores, quando a direção da escola fazia uma festa para comemorar a data, este ano a data foi lembrada com as crianças, as mães, os pais, os irmãos e quem mais quisesse pedalando.

Durante o trajeto fomos surpreendidos com a molecada de todas as idades que gritava "menos carros, mais bicicletas". Um verdadeiro privilégio poder fazer parte disso tudo e ainda poder ver que Sorocaba é cada vez mais uma cidade amiga das bicicletas.

Uma cidade onde as crianças já pedem por menos carros e mais bicicletas te faz acreditar que é possível um futuro diferente para a mobilidade urbana das cidades.

A turma rumo a Sorocaba
Na estrada: descida maravilhosa após uma subida de 11 km

Pra onde vamos?!

O por do sol nos esperava na entrada da cidade

Na Santa Casa de Sorocaba, famosos e com o queixo do Gilberto já costurado

Na entrada do Véritas o cartaz já anunciava a pedalada do dia seguinte
A bicicleta unindo o pessoal de São Paulo e Sorocaba

Pedala Véritas: gente de todas as idades, menos carros, mais bicicletas e mais calor humano
Fotos: JP Amaral

2 comentários:

  1. Foi realmente impressionante!! Estou empolgado até agora, não só com o evento, mas com a cidade de Sorocaba. Vale a pena visitar.
    Outra frase muito significante no evento foi:
    "Em tempos de crise, troque o seu carro pela bicicleta!" Os caras pegaram a ideia. Ótimo exemplo de vontade na administração pública. Não é Primeiro Mundo nem Terceiro Mundo, é simplesmente ter vontade. Cadê sua vontade em Kassab? Nos bolsos das construtoras?

    JP Amaral

    ResponderExcluir
  2. Puxa, que legal parábens a todos que estiveram nesse dia tão especial, isto enaltece a pratica desta atividade tão saudável que é andar de bicicleta. Só de ver as crianças pedalando já pinto um quadro para o futuro cujo as pessoas realmente não mais utilizarão maquinas que disseminam a morte mas sim maquinas que disseminam a vida e paz. (Ciclista_solitario, Rogério, Diadema)

    ResponderExcluir