terça-feira, 21 de abril de 2009

Como se preparar para uma cicloviagem

Desde a minha primeira cicloviagem, já ouvi muitas dicas e sugestões de como se preparar para encarar a estrada numa bicicleta. Alimentação, treinos, descanso... e no final, a conclusão que eu chego é que eu sou uma péssima pessoa para se preparar para uma cicloviagem.

No quesito treino, realmente isso não entra na minha cabeça. Não sei se é porque eu não consigo olhar para a bicicleta como uma prática esportiva, mas como um meio de transporte e, por isso, se eu pego a bicicleta e falo "vou treinar 50 km", eu não chego na metade, mas se eu falo "vou até tal lugar que fica a 50 km", eu chego numa boa. Será que é psicológico?! Tanto é que mesmo intensificando o uso da bike na cidade, eu sentia uma tremenda falta de praticar algum esporte e foi por isso que voltei a nadar.

Ano passado, quando começamos a falar da viagem de bike até Ubatuba eu pensava "preciso treinar, preciso treinar"... acabei saindo de casa com a finalidade de treinar apenas uma vez. Mas, ao mesmo tempo, fui usando a bicicleta cada vez mais. Percurssos que antes eu não faria de bike, comecei a fazer. Tinha dias que eu chegava em casa com 50 km pedalados no dia - enquanto outros dias não chegava a 10 km. No fim, aguentei a viagem, fiquei com um baita orgulho de mim e acreditei que podia ir sempre mais longe. Tanto é que foi voltando de Ubatuba que decidi que faria uma cicloviagem mais "ousada" e menos de dois meses depois comprei a minha passagem para a Alemanha.

Por isso, não me vejo treinando para fazer a Berlin-Copenhagen e não sei se isso é um problema. Mas, ao mesmo tempo, me vejo intensificando as pedaladas, sempre fazendo passeios e cicloviagens. No próximo final de semana, por exemplo, vou pedalar novamente até Sorocaba (100 km). Em maio, provavelmente vou para Piracicaba (150 km); em junho vou fazer o Caminho da Fé; e julho e agosto não ficarão sem alguma viagenzinha, né?! Encarar estas viagens me fazem acreditar que vou conseguir manter o ritmo diário da viagem de setembro (assim espero!).

A verdade é que a cada dia a bicicleta se torna mais o meu meio de transporte. Chego a ficar semanas sem entrar num carro, num ônibus e, até mesmo, num metrô. Faço tudo de bike ou a pé. Por isso, na hora de pensar na viagem das férias, não teve jeito, só consegui imaginar algum trajeto que eu pudesse fazer de bike.

Agora, no quesito alimentação, isso eu já percebi que faz uma tremenda diferença. Sei que eu rendo muito mais, fico bem mais disposta e preparada quando, ao longo da semana da cicloviagem, já vou me alimentando com comidas leves e ricas em proteínas e carboidratos. E eu gosto é de comer comida mesmo. Tenho calafrios quando vejo as pessoas engolindo aquele power gel para ter mais energia numa pedalada. Sem preconceitos, mas acho aquilo sinistro. Para mim, a melhor energia para se encarar um pedal é arroz, feijão e água. Como não vou levar uma marmita de arroz e feijão no bagageiro (!), procuro levar pão, bolo, castanhas - muitas castanhas -, frutas secas e, no mínimo, duas garrafinhas de água, que eu vou abastecendo no caminho.

Não sei se esse é o melhor jeito de se preparar para uma cicloviagem (provavelemente não!), mas já vi que o jeito Evelyn de se preparar é: pedalar por aí movida a arroz, feijão e alegria!

8 comentários:

  1. :)

    Pra Sorocaba eu também vou!

    Você tem razão. Usar a bike no dia a dia cada vez mais é o melhor treino. E arroz com feijão o melhor combustível!

    ResponderExcluir
  2. Oi Evelyn espero que a viajem tenha ocorrido bem para todos, mantenhame informado das próximas. Pode ser? Ciclista_solitario Diadema (Rogério)

    ResponderExcluir
  3. Evelyn! Nao esquenta a cabeça! Se vc já fez 150 km num dia só, nem precisa treinar nada! ainda mais pro norte alemão que é planooooo

    Quanto à alimentação é isso aí, dá-lhe castanhas frutas verduras massa e queijoooooo só isso já basta e te leva longe!

    abração e força no pedal! :Dudu

    ResponderExcluir
  4. ótima filosofia! eu nunca treino para viagem nenhuma, mas apesar de ter um certo preparo físico acabo sempre sofrendo quando pego subidas (já que a região aqui é toda plana).

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Conheça o www.serramar.net - Juiz de Fora a Cabo Frio, 450 km off road by bike

    Marcus

    ResponderExcluir