quinta-feira, 9 de abril de 2009

Até onde minha bicicleta me levar

Já ouvi de várias pessoas o comentário "nasci em São Paulo e não conheço metade da cidade como você". A explicação é simples: desde que me mudei, conheci a cidade pedalando. Com isso pude observar muito mais, sentir a cidade e os seus detalhes. Vira e mexe eu comento com alguém sobre algum passeio que fiz, a pessoa se interessa, vai lá, conhece, adora e depois vem me agradecer! Fico me sentindo "a guia" de lazer paulistano!

Mas, se existem dois lugares que amei conhecer nesta cidade, que, talvez, se não fosse pela bicicleta, eu nunca teria passado em frente são: o Sesc e o Ceagesp. Detalhe: hiper perto da minha casa, do meu trabalho, do meu dia-a-dia.

Costumo frequentar o Sesc Pinheiros, que além de ter uma programação cultural intensa, interessante e barata, tem uma piscina maravilhosa - que me garante algumas braçadas durante a semana - e um restaurante chamado Comedoria que oferece comidinha a la "casa da mamãe" a preço honestíssimos. Conhecer a programação de uma unidade do Sesc te leva, obviamente, a conhecer outras unidades, com outras programações tão interessantes quanto, com outras comedorias... mas tudo com o "padrão de qualidade" Sesc. Este é o tipo de lugar e serviços que todo mundo deveria se aproximar um pouquinho mais. É garantia certeira de lazer, diversão, cultura, entretenimento e estômago cheio sem ter que ficar com o bolso vazio!

Já o Ceagesp: Cuidado! O lugar é viciante. Não tem uma semana que eu não dê uma passadinha por lá. Claro que os meus dias prediletos são as terças e sextas, quando rola a gigantesca feira de flores. Quem conhece esta feira nunca mais pisa numa floricultura. É possível levar para casa vasos de orquídeas a R$10 e 60 rosas a R$5. Isso mesmo, não esqueci de digitar nenhum zero a direita, são 60 rosas a R$5 e de quebra vale um super passeio, conhecendo flores, cheiros, cores e sabores - afinal, depois de andar por lá, não tem como não parar na barraquinha de pastel onde vende o exclusivo sabor de queijo, repolho e gengibre que é um espetáculo! Até quem não é muito ligado às flores, jardins e natureza fica encantado com o lugar. É uma energia diferente que vale a pena sentir.

Outro acontecimento semanal - e sensacional - do Ceagesp é o varejão de quarta-feira a noite. Imagine uma feira de frutas, legumes e verduras bem grandona, somada com barracas de peixes bem fresquinhos, queijos, azeites, pães, temperos e iguarias, além de uma praça de alimentação que, se tivesse um palco, seria uma verdadeira quermesse. Lá é possível experimentar lanches e comidas chinesas, japonesas, italianas, brasileiras, paulistanas e beber uma cerveja muito gelada a preços muito amigáveis. Vale um happy hour diferente e cheio de descobertas. O varejão começa ás 16h e termina ás 22h, o que garante bons momentos de diversão e bate-papo sem chegar muito tarde - ou muito embriagado - em casa.

Descobri estes lugares pedalando e ainda existem muitos outros que gostaria de chegar no pedal. São Paulo é muito grande e acho que seria necessário uma vida inteira para conhecer tudo o que a cidade tem de especial. Mas, um dia eu chego lá. Aliás, cada dia que passa tenho mais certeza que eu chegarei até onde minha bicicleta - e minha vontade - me levar! (Aonde será?!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário