quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009 III – Pedalando numa cicloponte

Não tem como não se impressionar: Sorocaba foi tomada por ciclovias e assumiu o exemplo de “cidade amiga das bicicletas”. Ainda que muita gente critique o modelo e ache que ciclovias é uma forma de segregar os ciclistas do trânsito e da cidade, eu tenho que defender Sorocaba em alguns pontos:

- A maior parte das ciclovias foram construídas em áreas ociosas, antes tomadas por cimentos ou jardins;

- As vias vermelhas foram construídas dentro de um contexto chamado “Pedala Sorocaba”, que traçou um mapa cicloviário e lançou recentemente um plano de mobilidade urbana por bicicleta;

- Aos domingos, entre as 8h e às 14h, um trecho da marginal – uma das principais vias de trânsito de carros na cidade – fica fechado para os carros e aberto, somente, para ciclistas e pedestres;

- A cidade tem paraciclos instalados em todos os cantos;

- A prefeitura comprou briga com os motoristas ao reduzir pela meta de o espaço para os carros na Avenida Paes de Linhares, onde fez uma extensa ciclofaixa;

- A cidade não tinha tradição de bicicleta como meio de transporte. Ao contrário de Santos e Ubatuba, Sorocaba tem ladeiras pra caramba e as pessoas não tinham o habito de pedalar, agora é possível ver muita gente pedalando, muitas famílias passeando com a bike, muita molecada pedalando em grupo até a escola e muita gente pedalando pelas ciclovias rumo ao trabalho – empresas começaram a instalar paraciclos e as bicicletarias mais que dobraram as vendas de bicicletas.

Mas, apesar de todos estes pontos que considero positivos, uma das coisas que eu gosto muito nas ciclovias sorocabanas é a inteligência e estética. É possível fazer um passeio muito agradável pedalando às margens do Rio Sorocaba. Além do Rio, do jardim e da ciclovia, a gente passa por um ciclotúnel em baixo dos trilhos do trem e, agora, por uma cicloponte.

Quando começaram a construí-la, no ano passado, já achei a idéia sensacional. Em vez dos ciclistas terem que dar uma baita volta pela marginal, fazer um retorno e pegar uma ponte congestionada para entrar na Avenida São Paulo, o que foi que fizeram? Uma cicloponte em baixo da ponte congestionada. Ou seja, o ciclista que quer ter acesso à Av. São Paulo, ou quer seguir desta Avenida rumo à marginal, não precisa mais encarar a ponte e o trânsito maluco que costuma formar em cima e ao redor dela. Basta seguir por baixo e atravessar uma ponte feita para as bicicletas, com uma sombrinha agradável e o barulhinho do Rio.

Mais um acesso inteligente, mais uma opção para o passeio agradável, mais um incentivo para se locomover por bicicleta na cidade.

Dá orgulho ser sorocabana – mesmo tendo nascido em São Paulo!

A cicloponte, em baixo da ponte, cruzando a ciclovia

... mais ao fundo, para quem vem pela ciclovia...


A ciclovia, a cicloponte... beirando a marginal e o Rio Sorocaba

2 comentários:

  1. Nossa desse jeito vou ter que mudar-me para Sorocaba hehehe
    Realmente está lindo de se ver... Fiquei encantada com a política pública de mobilidade e com todos impactos que ela traz...
    Parabéns Sorocaba...

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  2. Também gosto muito de Sorocaba! Uma cidade com uma visão de gestão pública que poucas tem.

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