quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Eu quero ir pra escola de bicicleta

Que criança que não gosta de bicicleta? Nunca vi uma criança que não ficasse vislumbrada ao ver uma bike rodando por aí. Mesmo aqueles pimpolhos, que ainda nem aprenderam a pedalar, quando olham pra bike passando, independente da marca, do tamanho, de tudo, os olhinhos delas parecem brilhar.

Já nem sei dizer quantas vezes passei de bicicleta em algum lugar e ouvi alguma criança comentando coisas como: “olha mãe, uma bicicleta!”. Eles amam bicicleta e, às vezes, acho que quando crescemos e optamos por continuar pedalando é como se optássemos por continuar sendo um pouco criança.

Então, se um pai ou uma mãe perguntasse para o seu filho “com que meio de transporte você quer ir para a escola?”, acredito que a maioria dos pequeninos gostaria de ir de bicicleta. Mas, que criança tem essa opção? Geralmente, ela já é predeterminada: carro, van, ônibus, a pé... Acho que é muito raro os pais sugerirem “filho, quer ir para a escola pedalando?” ou “quer que eu te leve de bicicleta?”.

Essa opção ainda é rara, mas não é impossível. Hoje, o colégio Véritas, em Sorocaba, provou isto ao lançar o projeto “Caminho para a Escola”. Agora, os alunos têm a opção de ir para a escola pedalando, acompanhado por monitores que fazem um itinerário – como as vans – e vão encontrando com os alunos e suas bikes pelo caminho. Na hora de ir embora é a mesma coisa: um itinerário, um monitor e a crianças com suas magrelas percorrendo o trajeto até a porta de casa. Para os pais mais corujas e superprotetores é possível acompanhar o filhote. Pedalando, claro!

Achei a iniciativa o máximo e super exemplar.

Ano passado, quando fomos pedalando até Sorocaba, o Véritas nos ofereceu uma hospedagem digna de hotel 5 estrelas. Foi um final de semana delicioso, onde pudemos ver um pouquinho do trabalho lindo que eles fazem com as crianças sobre a bicicleta na cidade. Pudemos ver redações e desenhos das crianças com o tema “a bicicleta na minha cidade”. Dá até calafrios lembrar as coisas lindas que as crianças escreviam. Elas amam a bicicleta!

Na ocasião, o André Pasqualini comentou com a diretora de uma ação em Bogotá em que as crianças vão de bike para a escola seguindo os monitores. Ela gostou da idéia e foi atrás. Hoje, com a presença do cônsul da Colômbia e tudo, o “Caminho para a Escola” foi inaugurado.

Hoje o Véritas mostrou que outro modo de enxergar a cidade e como se locomover nela é possível, e isso não exige grandes esforços, mas força de vontade.

Registro aqui os meus parabéns e a esperança de que, no futuro, o Véritas não seja a exceção, mas o grande exemplo que deu início à regra.


Obs: Como não pude acompanhar o lançamento do “Caminho para a Escola”, ainda não tenho fotos. Mas, vou arranjar algumas e postar aqui depois.

Um comentário:

  1. Bacana Evelyn !!!

    O Milton Jung da CBN falará sobre esta experiência, com base em seu blog...
    http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/miltonjung/

    ResponderExcluir