Que criança que não gosta de bicicleta? Nunca vi uma criança que não ficasse vislumbrada ao ver uma bike rodando por aí. Mesmo aqueles pimpolhos, que ainda nem aprenderam a pedalar, quando olham pra bike passando, independente da marca, do tamanho, de tudo, os olhinhos delas parecem brilhar.
Já nem sei dizer quantas vezes passei de bicicleta em algum lugar e ouvi alguma criança comentando coisas como: “olha mãe, uma bicicleta!”. Eles amam bicicleta e, às vezes, acho que quando crescemos e optamos por continuar pedalando é como se optássemos por continuar sendo um pouco criança.
Então, se um pai ou uma mãe perguntasse para o seu filho “com que meio de transporte você quer ir para a escola?”, acredito que a maioria dos pequeninos gostaria de ir de bicicleta. Mas, que criança tem essa opção? Geralmente, ela já é predeterminada: carro, van, ônibus, a pé... Acho que é muito raro os pais sugerirem “filho, quer ir para a escola pedalando?” ou “quer que eu te leve de bicicleta?”.
Essa opção ainda é rara, mas não é impossível. Hoje, o colégio Véritas, em Sorocaba, provou isto ao lançar o projeto “Caminho para a Escola”. Agora, os alunos têm a opção de ir para a escola pedalando, acompanhado por monitores que fazem um itinerário – como as vans – e vão encontrando com os alunos e suas bikes pelo caminho. Na hora de ir embora é a mesma coisa: um itinerário, um monitor e a crianças com suas magrelas percorrendo o trajeto até a porta de casa. Para os pais mais corujas e superprotetores é possível acompanhar o filhote. Pedalando, claro!
Achei a iniciativa o máximo e super exemplar.
Ano passado, quando fomos pedalando até Sorocaba, o Véritas nos ofereceu uma hospedagem digna de hotel 5 estrelas. Foi um final de semana delicioso, onde pudemos ver um pouquinho do trabalho lindo que eles fazem com as crianças sobre a bicicleta na cidade. Pudemos ver redações e desenhos das crianças com o tema “a bicicleta na minha cidade”. Dá até calafrios lembrar as coisas lindas que as crianças escreviam. Elas amam a bicicleta!
Na ocasião, o André Pasqualini comentou com a diretora de uma ação em Bogotá em que as crianças vão de bike para a escola seguindo os monitores. Ela gostou da idéia e foi atrás. Hoje, com a presença do cônsul da Colômbia e tudo, o “Caminho para a Escola” foi inaugurado.
Hoje o Véritas mostrou que outro modo de enxergar a cidade e como se locomover nela é possível, e isso não exige grandes esforços, mas força de vontade.
Registro aqui os meus parabéns e a esperança de que, no futuro, o Véritas não seja a exceção, mas o grande exemplo que deu início à regra.
Obs: Como não pude acompanhar o lançamento do “Caminho para a Escola”, ainda não tenho fotos. Mas, vou arranjar algumas e postar aqui depois.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bacana Evelyn !!!
ResponderExcluirO Milton Jung da CBN falará sobre esta experiência, com base em seu blog...
http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/miltonjung/