domingo, 15 de fevereiro de 2009

Sábado sem samba, batismo de bicicletas e mais um piquenique no parque

Lilica, Fininha, Queridona, Kiabin, Emília... o que tudo isso parece?! Pode lembrar nome de animais de estimação, de personagens de desenho animado, apelido de amigos ou, simplesmente, o nome de algumas bicicletas.

Na manhã deste sábado a Praça do Ciclista foi palco de um batizado comunitário de magrelas. Com uma garrafa de Gatorade “benta”, oito bicicletas ganharam nomes e padrinhos, que fazem delas únicas no mundo inteiro! A Serafina – minha bicicleta que comprei em dezembro – também estava lá e teve o seu nome “oficializado”. A idéia, apesar de engraçada, é uma maneira de mostrar como a bicicleta começa a fazer parte da nossa vida e, de certa forma, ganha um aspecto humano. Eu por exemplo, considero a Serafina uma baita companheira. Mesmo assim, brigamos de vez em quando - ela é muito temperamental!

Como todo batizado termina com almoço, festa ou alguma coisa parecida, o nosso se estendeu para o Parque da Juventude, na Zona Norte de São Paulo, onde rolou mais um piquenique ciclístico no local que, até 2002, abrigava o maior presídio do país: o Carandiru. No lugar de pavilhões de detentos e histórias tristes, hoje há um parque muito arborizado, cheio de opções para a prática de esportes e pessoas alegres.

Conhecer lugares como este faz pensar sobre um novo uso para os lugares, então, degradados. Costumo chamar isso de reciclagem de espaços. E foi isso que aconteceu no Parque da Juventude. Agora, já conheço mais uma área verde da cidade a bordo da minha bicicleta – dessa vez com direito a bicicletário, mas nem precisamos usá-lo: No Parque da Juventude o trânsito de bicicletas é permitido.

E assim foi mais um dia explorando a cidade: Começou frustrado, com um passeio ciclístico da escola da samba Vai-Vai que não aconteceu, pois os integrantes da escola ensaiaram até tarde e esqueceram de acordar para pedalar, seguido de um batizado que, a princípio, era para duas bikes e acabou rendendo oito batismos, e um piquenique tranqüilo, em um lugar lindo, com pessoas felizes e, dessa vez, com comida na medida e menos resíduos na lixeira da reciclagem.


Concentração em frente a quadra da Vai-Vai - Só deu Bicicletada e nada de samba

O batismo da Serafina

Mila e sua bike "Queridona", mas que tem um jeitinho de "Dengosa"

a vez da Lilica

JP e Kiabin

Jeanne e sua bike Emília, que passa boa parte dos dias debaixo de um pé de jaboticaba (igualzinho no Sítio do Pica Pau Amarelo)

Nós, as bikes e o Parque da Juventude - e pensar que nesse lugar lindo já existiu o maior presídio do país

Hora do lanche...

...invadido por um cachorro que devia gostar de bicicletas - ele não queria ir embora!

Olha a alegria desses ciclistas em mais um dia de passeio com a bicicleta

7 comentários:

  1. Evelyn
    gostei do teu blog e add para não perder o caminho... ah na próxima bicicletada eu apareço por lá...
    bj

    Ju Reis

    ResponderExcluir
  2. Oi Evelyn
    o que precisar das dicas te ajudo sem problemas. entrei na lista da bicicletada e vou me apresentar por lá...
    e na próxima bicicletada vou sim e nos vemos.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Evelyn!

    Dengosa não! O nome de batismo é Queridona! hahaha

    Mas os posts ficaram muito bons! Adorei o pique-nique no parque com bolo de cenoura! =)

    bjs bjs! mila

    ResponderExcluir
  4. check 9a replica bags website link replica bags in gaffar market find out here zeal replica bags reviews

    ResponderExcluir
  5. More Help f0c32j4w27 replica louis vuitton replica zara bags e9g62p1f88 click here to investigate e2s16e5y64 louis vuitton fake replica bags hermes r7y28f2x69 replica bags prada replica hermes handbags x7p70q5t52 replica bags

    ResponderExcluir