terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009 II – O time do coração

Quantas provas de amor você já viu as pessoas fazerem para o time do coração? Num país como o Brasil, provavelmente, você já viu alguma dessas provas, no mínimos, algumas dezenas de vezes. Tem gente que até ameaça se matar pelo time amado. Outros, atravessam o mundo para acompanhar os jogos de seu time. Outros abrem mão da família, mas nunca do time do coração.

São coisas do país do futebol.

Nesse último sábado, alguns ciclistas fizeram essa prova de amor ao pedalar 100 km para ver o time do coração jogar: o Juventus!

Parece piada. E, claro, há um certo humor para tudo isso. Mas, há algum tempo, um pessoal da Bicicletada paulistana sugeriu que fosse eleito o “time do coração da Bicicletada”. A idéia era acompanhar os jogos desse time indo de bike ao estádio e demonstrando todo o carinho dos ciclistas pelo time. Mas, eis o dilema: qual time eleger?! Claro que apareceu um punhado de corintianos, são paulinos, palmeirenses, santistas etc e tal com mil justificativas para que o seu time fosse o time amado e querido dos ciclistas.

Aqui entre nós, eu sou corintiana e só fui aos jogos do Timão quando ele estava na segunda divisão do Brasileirão. Acho as torcidas da primeira divisão muito agressivas e eu nunca teria coragem de amarrar a minha magrela num estádio em um dia de jogo. E todos, por mais apaixonados pelo seu time que sejam, hão de convir que isso ainda não é seguro mesmo.

Por isso, após sugestão do nosso amigo juventino, nascido e criado na Mooca, o Toshio, fomos convencidos de que o Juventus tinha o perfil de time que procurávamos. É um time “da gema”. Que assim como o Toshio, é nascido e criado no bairro paulistano da Mooca e que, hoje, disputa a segunda divisão do campeonato paulista. A torcida é tranqüila, do tipo “família” e não tem rixa com ninguém. O pessoal no estádio, lá na Rua Javari, até disponibilizou um cantinho para as magrelas esperarem, enquanto os seus donos torcem pelo time de uniforme grená.

Mesmo sem ver vitórias, quem foi nas Bicicletadas Juventinas na Rua Javari já adotou o Juventus como time de coração. Por isso, ela cresceu e virou intermunicipal. Foram 100 km pedalados, o episódio do carro no meio do caminho e uma derrota por 2 x 0 contra o azulão São Bento.

Vale destacar que, nesse dia, a torcida juventina era composta por 10 torcedores: os cinco ciclistas, meu pai, minha irmãzinha e um casal de senhores acompanhados da filha que foram de São Paulo até Sorocaba só para ver o Juventus perder para o time sorocabano. Como estava ameaçando chover e a arquibancada dos visitantes é descoberta, assistimos ao jogo na arquibancada coberta da torcida do Bentão. Ficamos ali, no meio dos torcedores sorocabanos torcendo pelo Juventus.


Viva a paz entre as torcidas!


O time do coração em campo sorocabano - 2 x 0 para o time local (Foto: Jú Reis)

A torcida juventina (Foto: Jú Reis)

Mais fotos: http://picasaweb.google.com.br/EvelynAraripe/BicicletadaJuventinaEmSorocaba

2 comentários:

  1. hehehe, Só uma correção, nasci e fui criado na Zona Sul de SP, mas adotei a Mooca a 6 anos. E sábado que vem estaremos de volta a Rua Javari!!!

    beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá, Evelyn!
    Teu blog está bem bom! Já estás bem preparada para quando deixares as terras verde-amarelas!

    Só uma coisa: não escutaste a torcida do Juve em São Paulo? Eles se alegram a dizer que, enquanto a torcida do Nacional (o sexto clube de futebol da cidade de São Paulo) se espantou com as constantes quedas do time, a torcida do Juventus não arredou o pé quando o Moleque estava nas séries B e C do Brasileiro, nas divisões menores do Paulista.

    Ah, só para você pintar de sabichona no próximo jogo na rua Javari: sabe qual foi o último título do time de fute do Juventus? A Copa FPF (da Federação Paulista de Futebol), que deu direito à equipe disputar a Copa do Brasil do ano passado.

    É, eu acompanhava os treinos dele desde que era eu um moleque não muito travesso. Era comum a minha turma perder uns minutinhos da aula assistindo da janela da classe aos jogadores baterem bola no campo ao lado.

    hehehe

    beijo

    ResponderExcluir