domingo, 25 de janeiro de 2009

Festa de aniversário, ano novo e a bike no metrô

É possível conhecer muito mais de uma cidade quando se anda de bicicleta. Primeiro porque quando pedalamos é possível, além de enxergar ao redor, sentir o cheiro, o vento, o calor e, até mesmo, o sabor do lugar. Tenho a sensação de que pedalar é poder sentir todas as sensações ao mesmo tempo e encontrar particularidades para cada cantinho da cidade.

Além disso, há o detalhe do ser explorador. Desde que comecei a pedalar em São Paulo, descobri um instinto de querer explorar a cidade. Hoje, vários lugares tem cheiros e cores específicos, fora as sensações como paz, alívio e, até mesmo, estresse (ai esse congestionamento e essa poluição...!).

Meu primeiro graaaaande passeio de bike pela cidade foi ao Horto Florestal. Até lá, já me achava incrível por ter registrado a super marca de 20 km pedalados (ida-e-volta!). No dia que fui ao Horto foram mais de 20 km somente de ida! A alegria da superação de ter pedalado tannnto se misturava com a possibilidade de conhecer um lugar lindo, verde, fresco... de bike e na companhia de amigos ciclistas muito animados e queridos, que fizeram o recorde de pedalada ser bem menos cansativo e muito mais divertido.

Depois disso, passei a acreditar que podia ir mais longe ou, simplesmente, pedalar bem pouquinho por aí e descobrir novos lugares! Assim cheguei desde ao Ceagesp, a 6 km da minha casa e um dos lugares mais floridos e cheirosos que já conheci, até o Pico do Jaraguá (que deve ficar a uns 30 km de casa, nem sei...), com direito a vista maravilhosa, piquenique, flauta e danças. Coisas que, às vezes, me parece que só com a bike eu poderia viver.

São Paulo é imensa e intensa. Tem toda essa loucura do trânsito, da correria, da poluição, ao mesmo tempo que abriga lugares ainda muito verdes e cheios de vida. Basta explorar!


Hoje a cidade fez 455 anos. Comorei pedalando. Enquanto 5 mil pessoas participavam do Bike Tour - mega evento que parou a via expressa da marginal Pinheiros para as bicicletas passarem - eu estava na inauguração dos sete novos bicicletários do Metrô.

O passeio, bem mais discreto (com uns 100 ciclistas), foi estranho e engraçado, graças à (des)organização do evento. Foi a chance para exercermos a nossa "experiência" das bicicletadas e dar um força, fazendo corking (segurando o trânsito no semáforo para deixar as bikes passarem), panfletando, falando - e algumas vezes discutindo - com motoristas de ônibus e dos carros.

De qualquer maneira, foi um baita presente para a cidade.

Depois do pedal matutino e ensolarado, foi a hora de deixar as comemorações de aniversário de lado e seguir para uma "festa" de ano novo. No bairro da Liberdade não se falava de 455 anos de lugar nenhum, mas, da entrada do "Ano do Boi" no calendário chinês. Era o Ano Novo Chinês.

E, assim, explorei mais um lugar da cidade. Pois até hoje, não havia andado pelas ruas do famoso bairro da Liberdade. São Paulo é grande demais!

Assim, terminei o meu 25 de janeiro com direito a comemoração de aniversário num ano novo chinês com sol, chuva e voltando para casa com a bike no metrô. Afinal, esse foi um dos presentes do dia e eu não podia deixar de explorar isso também, né?!

Bike Tour - 5 mil bikes na via expressa da marginal Pinheiros (Foto: Bruno Giorgi)

Estreiando o bicicletário da Liberdade (Foto: Bruno Giorgi)

Nós amamos bicicletários! (Foto: André Pasqualine com a câmera do Bruno Giorgi)

2 comentários:

  1. Se para os chineses o ano iniciou, também para os estudantes da educação básica (especificamente nas escolas particulares), inicia-se o ano letivo 2009. Que todos tenham grandes descobertas e que essas possam enriquecer suas vidas de conhecimento, de aventuras e revertam-se em ações para um planeta sustentável!

    ResponderExcluir
  2. Feliz são os paulistas/paulistanos que trocam o domingo monótono no sofa assistindo Faustão e Cia e redescobrem a essência da cidade pedalando e nós estamos entre eles!!!

    beijos

    ResponderExcluir