terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Cicloviajando

Saí de Sorocaba em 2003. Desde então, sempre voltei para a cidade de ônibus ou de carro. Só com esta afirmação, muitas pessoas já poderiam questionar: "Chegaria como? De barco, de avião?!"... Não! De bike, ué!

Quando decidi pedalar de São Paulo até Sorocaba - mais ou menos uns 100 km - não tinha nenhuma certeza que aguentaria até o final. Aliás, acho que toda cicloviagem começa com esta incerteza. Por mais que você se prepare, na hora "H" a sua cabeça entra em conflito com o seu corpo. Um quer chegar lá enquanto o outro só pede por descanso.

Mas, aguentei e cheguei! Imagine a emoção de você entrar na sua cidade, onde você sempre chegou com os meios de transporte mais óbvios, pedalando, pedalando, pedalando... Parece um filme. Me lembro exatamente o momento em que cheguei, ao final da última subida, e avistei Sorocaba. Caramba! Que emoção!

Viajar de bike é realmente maravilhoso. Mesmo que seja em uma estrada que você já passou centenas de vezes na vida, com a bike é possível descobrir paisagens que você nunca saberia que existia se estivesse dentro de um carro ou de um ônibus. E mais! Cada quilômetro da estrada ganha algum sentimento.

Hoje, quando vou para Sorocaba, durante todo o trajeto, cada pedacinho da Castelo Branco tem um significado. "A subida sem fim"; "A descida maravilhosa"; "O cenário exuberante"; "O vento na cara"... muitos pontos da estrada ganharam títulos, nomes e sensações.

Me lembro como se fosse ontem o diálogo com a minha mãe no dia que cheguei em Sorocaba de bike. Ela me disse: "Pronto Evelyn, tá bom né?! Você conseguiu. Você chegou na sua cidade de bicicleta. Agora chega, né?!".

A resposta: "Agora chega?! Agora que eu consegui chegar até aqui pedalando eu vou ganhar o mundo de bicicleta"!

Depois disso, fui mais uma vez para a minha cidade pedalando, fui para Santos, fui para Ubatuba... experiências que ainda vou relatar aqui.

No dia 09 de setembro eu entrarei num avião rumo à Alemanha. Lá vou fazer uma cicloviagem de 630 km, entre Berlim e Copenhagen. Além, é claro, de percorrer algumas cidades da Europa com a magrela. Será um mês de muitas histórias para contar.

Depois que pedalei até Sorocaba, eu, realmente, acreditei que posso ganhar o mundo em cima de uma bicicleta!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Linda! Dessa vez serei o primeiro a comentar! Yupi...
    Hoje estava reparando em umas crianças andando com os pais na rua, e percebi uma enorme semelhança entre elas e você. Do pouco que as observei, percebi o olhar de encantamento delas com coisas novas, que para nós adultos cheios de compromissos passam desapercebidas, mas para elas, como tudo é novidade, uma placa, uma luz diferente já estampa no rosto delas um olhar de curiosidade, de interesse, de descoberta. E pelo pouco que conheço você, percebo como uma característica marcante da sua personalidade essa capacidade de ver o mundo com os olhos de criança, de descoberta, de alegria ao prestar atenção em coisas que a maioria das pessoas hoje em dia deixa passar despercebidas na correria do dia a dia.

    Seus posts deixam tudo isso bem claro. Continue assim.

    Beijão.

    Bruno Giorgi

    ResponderExcluir
  3. Lembro de quando você fez essa viagem e voltou com um sorriso GIGANTE! Cheia de histórias para contar! Foi muito gostoso ver você "se encontrando" aqui em São Paulo. Acho que foi uma viagem que fez você perceber que a bike entrou na sua vida para ficar, né? Espero que continue assim, contagiando a todos com a sua animação!

    ResponderExcluir